Ordem Templária e de Malta

CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

De acordo com a lenda, os Cavaleiros Templários foram fundados em 1118 d.C. para proteger os peregrinos que se dirigiam para Jerusalém e os lugares sagrados cristãos, onde o pequeno grupo de monges guerreiros estabeleceu um quartel-general. No ano de 1118 d.C., o rei Balduíno II concedeu aos templários aposentos no Monte do Templo e isso forma a ligação com o Arco Real.

Muitos homens, de origem nobre, juntaram-se às fileiras da Ordem dos Templários. Aqueles que não puderam se juntar muitas vezes presentearam os templários com terras e outros objetos de valor.

A associação maçônica moderna com esses defensores medievais dos lugares santos cristãos está ligada pela cerimônia de instalação em que o Candidato toma o papel de um Peregrino que, embarcando simbolicamente em uma Cruzada, é elevado a Cavaleiro.

A mais antiga referência à atividade moderna dos Cavaleiros Templários Maçônicos na Inglaterra pode ser encontrada nas atas do Capítulo da Amizade (Arco Real) em Portsmouth, datado de 1778, onde foi trabalhado como um Grau Apêndice. Em 1791, um Grande Conclave foi formado compreendendo sete “Acampamentos” com Thomas Dunckerley como Grão-Mestre. Em 1873, o “Grande Conclave” era agora conhecido como “Grande Priorado”, e os “Acampamentos” eram agora conhecidos como “Preceptorias”.

A cerimônia é muito realista e espetacular, baseada na usada pelos Cavaleiros Medievais.

Os candidatos devem ser um mestre maçom, um maçom do Arco Real e Cristão.

CAVALEIROS DE MALTA

Os históricos “Cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém” (Cavaleiros Hospitalários) foram fundados em Jerusalém durante a primeira Cruzada, por volta do ano de 1099, pela associação de muitos Cavaleiros piedosos com os Irmãos do Hospital de São João, que havia sido fundado no início do mesmo século, para o alívio dos peregrinos que viajavam para o culto no Santo Sepulcro.

Em termos maçônicos, o Grau Malta é conferido aos Candidatos que já foram Instalados como Cavaleiros Templários. Embora a cerimônia sejam muito diferentes da dos Cavaleiros Templários da Maçonaria, não é um corpo soberano separado, mas um Grau progressivo dentro da Ordem dos Cavaleiros Templários; daí o nome completo do Grande Priorado ser “O Grande Priorado das Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas Unidas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta da Inglaterra e País de Gales e suas Províncias Ultramarinas”.

A cerimônia é baseada no movimento dos Cavaleiros Hospitalários desde seu início em Jerusalém, até seu estabelecimento na Ilha de Malta em 1522 (tendo viajado pela Palestina e Rodes), onde permaneceriam no controle por cerca de 270 anos.

A cerimónia maçónica de Instalação de um Cavaleiro de Malta é muito colorida, que inclui momentos de drama e contexto histórico. A estrutura de Rank dentro do Grau é semelhante à dos Cavaleiros Templários com algumas pequenas diferenças. Os títulos de Oficiais são muito diferentes e únicos para o Grau.

Alguns Irmãos são membros das Ordens Templária, praticando no Precatório da Academia Maçônica de Estudos.

Últimas Notícias
Noticias relacionadas