O Venerável Mestre Irmão Renilton Ramos, o Paster Master Anderson Avila e o 1º Vigilante Ramon Marcondes foram armados como Cavaleiros Templários no Preceptório Academia Maçônica de Estudos Nº 34 do Grande Priorado do Brasil, consagrado em 21/04/2018.
Além dos Irmãos da Loja Abraão também foram armados outros 9 Irmãos.
Sob o cetro do Eminente Preceptor Jailson Jeferson Cavalcante Silva, e as espadas do 1° Guardião e 2° Guardião, os trabalhos iniciaram às dezenove horas e trinta minutos no Templo 10 do Majestoso Palácio do Lavradio.
Ao final o Cavaleiro Alex Araújo Rocha, foi Instalado como E. Preceptor para o ano de 2023 no Preceptório Academia Maçônica de Estudos Nº 34.
A história nos conta que no dia 18 de março de 1314 Jacques DeMolay e Godofredo de Charnay, o Preceptor da Normandia, eram levados ao patíbulo, queimados vivos às margens do Rio Sena, na França. Essa data é amplamente relembrada no mundo todo, onde Maçons e DeMolays juntam-se para honrar a memória do último Grão-Mestre da Ordem do Templo.
No final dos trabalhos e no discurso vários cavaleiros conversar elogiando o esforço feito para tornar a noite inesquecível para todos. Uma sessão repleta de profundo simbolismo e com rico ritual, deixou o ensinamento definitivo de que quando irmãos se unem e imbuem-se do mesmo intento, sob o mesmo Estandarte, tudo se faz para a maior Glória do Capitão Celestial. ”..
“… PORTANTO, TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES…”. –
EFÉSIOS 6:11,12.
Sobre a Ordem
Os Cavaleiros Templários são uma organização internacional filantrópica afiliada à Maçonaria, mais especificamente ao Rito de York. Diferentemente dos graus iniciais conferidos em uma Loja Maçônica tradicional, onde apenas se exige a crença em um Ser Supremo – independentemente da filiação religiosa – os Cavaleiros Templários compõem uma das várias ordens maçônicas em que a adesão é restrita apenas a maçons já iniciados e que professem a crença na religião cristã, este processo se dá o nome de norma cruzada.
O título completo desta ordem é “The United Religious, Military and Masonic Orders of the Temple and of St John of Jerusalem, Palestine, Rhodes and Malta” (As Unidas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta). A palavra “Unidas” presente no título indica que mais de uma ordem e mais de uma tradição histórica estão em conjunto dentro deste sistema. Tais ordens “unidas” são principalmente: Cavaleiros do Templo, os Cavaleiros de Malta, os Cavaleiros de São Paulo e exclusivamente no Rito de York, os Cavaleiros da Cruz Vermelha.
Assim sendo, os Cavaleiros Templários podem existir tanto como parte do Rito de York como também como uma organização independente. Na Inglaterra e País de Gales, a Maçonaria afirma possuir 30.000 membros Templários dentre os seus 250.000 maçons.
A ordem, como se pode deduzir, deriva seu nome dos históricos Cavaleiros Templários. Uma das teorias sobre a origem da Maçonaria sustenta que esta fraternidade possui descendência direta dos Cavaleiros históricos do final do século XIV, que teriam se estabelecido na Escócia ou em outros países onde a supressão dos Templários não foi cumprida. Embora tal teoria não possa ser descartada, ela é descreditada por falta de evidências comprobatórias, tanto por parte da Maçonaria como por parte dos historiadores.