Arco Real ABRAÃO BAIXADA FLUMINENSE

O que é a Ordem do Arco Real.

Desde meados do século XVIII o Arco Real tem sido trabalhado em lojas simbólicas do Reino Unido.

Com a união das Grandes Lojas Inglesas em 1813, a Suprema Ordem do Sagrado Arco Real se firmou como sendo a conclusão do terceiro grau e hoje em dia é mais corretamente definida como a conclusão da “jornada através da mais pura e antiga maçonaria”.

A Ordem do Sagrado Arco Real oferece uma oportunidade para o Mestre Maçom encontrar respostas a questões abordadas na cerimônia do Terceiro Grau, bem como a continuidade de sua jornada maçônica em direção a uma conclusão espiritual.

Nos graus simbólicos lhe foi ensinado que a Maçonaria é um sistema de moralidade, baseado na crença no G.A.D.U. e que promove o amor fraternal, auxílio e verdade, como regras para o início de sua peregrinação.

A cerimônia que leva ao sublime Grau de Mestre Maçom insinua que há mais a ser aprendido, pois ela o exorta a direcionar seus olhos para além de nossos deveres civis e convívio social.

A Ordem do Sagrado Arco Real desenvolve esse tema e ensina que os verdadeiros segredos de um Maçom estão escondidos dentro dele mesmo.

Por que eu deveria ingressar no Arco Real?

A Ordem do Sagrado Arco Real tem uma posição única dentro da estrutura da Maçonaria, de maneira que a Maçonaria Simbólica e Sagrado Arco Real são complementos nos estudos do Mestre Maçom.

Maçonaria Simbólica os Irmãos refletem sobre as relações entre si e com a sociedade, enquanto que no Arco Real refletem sobre suas relações para com Deus.

No Brasil seguimos a tradição inglesa, na qual o Capítulo do Arco Real está necessariamente ligado a uma Loja Simbólica, e a Carta Constitutiva do Capítulo faz referência a esta Loja.

Em nosso Capítulo ABRAÃO – BAIXADA FLUMINENSE encontraremos Companheiros das três potências regulares, oriundos de diferentes lojas e de todos os Ritos.

Certamente, ao Ingressar em um Capítulo do Sagrado Arco Real, você irá ampliar seu círculo de amizades, bem como seus conhecimentos maçônicos.

Como a Ordem é Organizada?

A estreita relação entre o Simbolismo e o Arco Real é ainda mais enfatizada pelo fato de que o Soberano Grão-Mestre é o Grande Primeiro Principal do Supremo Grande Capitulo.

Os Supremos Grandes Capítulos do Brasil e da Inglaterra gozam de ampla proximidade, assim como sempre ocorreu no Simbolismo.

Os Capítulos se reúnem ordinariamente quatro vezes ao ano e podem fazer outras Convocações voltadas à exaltação de novos Companheiros ou à instrução.

As taxas de admissão e anuidades são bem menores que as de uma Loja Simbólica.

História do Arco Real no Brasil.

O Arco Real foi introduzido no Brasil no ano de 1935 com a fundação de dois Capítulos através do Supremo Grande Capitulo da Inglaterra: o Capítulo Silver Jubilee nº 5560 em São Paulo e o Capítulo Guanabara nº 5557 no Rio de Janeiro.

Outros Capítulos foram fundados nos anos seguinte, sempre sob o Supremo Grande Capítulo Inglês, e participação ativa de Irmãos do GOB.

Em 05 de fevereiro de 2003 na sede do Supremo Conselho do Brasil para o Grau 33 no Campo de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, que se deu a consagração do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil por equipe do Supremo Grande Capítulo Inglês liderada pelo Marquês de Northampton.

As Cerimônias do Sagrado Arco Real.

A Ordem do Sagrado Arco Real tem   quatro cerimônias: a cerimônia de Exaltação, para a admissão de novos membros e as cerimônias de Instalação para cada um dos três Principais.

A Cerimônia de Exaltação é realizada em duas partes: uma apresentação bastante dramática dos princípios da Ordem seguido por três preleções em que a história, simbolismo e princípios do Arco Real são explicadas.

Os Paramentos utilizados.

No Arco Real o integrante é chamado de Companheiro e em todas as sessões deve utilizar o avental, a faixa e a jóia da Ordem.

As jóias do Arco Real podem ser usadas nas sessões das Lojas Simbólicas como um sinal da união indissolúvel entre o Sagrado Arco Real e a Maçonaria Simbólica.

Como fazer parte do nosso CAPÍTULO DO ARCO REAL.

O Irmão deve ter mais de 4 semanas como Mestre Maçom, está na condição de ativo em uma das 3 Potências regulares no Rio de Janeiro e ser indicado por um Companheiro do Arco Real, podendo ser praticante de qualquer Rito no simbolismo.

Onde funciona?

No Complexo Maçônico Nova Iguaçu.

Procedimentos para ingresso.

  • Pagamento da Taxa de Exaltação que correspondente a anuidade, Ritual, Diploma e registro no Capítulo.

– Adquirir por conta própria os Paramentos para Exaltação que corresponde (Avental, Faixa e Medalha de Companheiro do Arco Real. Medalha branca).

  • No dia da Exaltação levar o Avental do simbolismo de Mestre Maçom, ainda que já seja Mestre Instalado.
Últimas Notícias

Mestre Maçom da Marca

Nautas da Arca Real

Noticias relacionadas