No último dia 09 de janeiro de 2022, data que para muitos historiadores, foi decisiva para Independência do Brasil, pois há 200 anos o Imperador D. Pedro II decidiu ficar no Brasil, contrariando as ordens da Corte portuguesa, ficando assim para história como o DIA DO FICO.
Desta forma o Grande Oriente do Brasil promoveu a abertura das comemorações dos 200 anos do GOB.
O Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, o Grão-Mestre Geral do Bicentenário, promoveu um discurso de pura emoção e a voz do coração.
Logo após a abertura foi realizado uma grande queima de fogos de mais de 7 minutos, inclusive esfumaçando as três cores do GOB: azul, branco e vermelho.
Logo após a abertura, a Banda Sinfônica do Instituto Brasileiro de Música e Educação com a regência do Maestro Davi Fernandes promoveram a harmonia para o hasteamento das bandeiras do GOB, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Hasteamento feito pelos representantes da três Lojas fundadoras do Grande Oriente do Brasil, a saber: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Após o hasteamo das bandeira, foi realizado no Templo Nobre o Encontro Nacional de Maçons. Ocasião que usou da palavra o Soberano Grão Mestre Múcio Bonifácio, o Eminente Grão Mestre do GOB RJ Aildo Carolino e o Poderoso Irmão Grão Mestre Adjunto André Rosa.
Por fim foi feito a saudação ao pavilhão nacional, realizada pelo Irmão Anderson Avila, membro da Loja Abraão.